segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Aromaterapia em animais domésticos



Ressalto que o uso dos óleos essenciais aqui descritos, não substitui a consulta com o médico veterinário.
O epitélio olfativo humano contém cerca de 20 milhões de células sensoriais, cada qual com seis pêlos sensoriais. Um cachorro tem mais de 100 milhões de células sensoriais, cada qual com pelo menos 100 pêlos sensoriais.
CUIDADOS E CONTRA INDICAÇÕES:
Antes de ler as dicas de uso, é necessario ter atenção a certos cuidados para evitar irritações e efeitos colaterais no animal.
Por isso Leia com Atenção:
- Nunca utilizar óleos essenciais perto dos olhos, nariz, boca e genitais do animal.
E caso ocorra,  penetração de óleo essencial nas regiões citadas acima, não lave, aplique de maneira suave com uma gaze limpa, óleo vegetal de semente de uva ou girassol.
- Mantenha os frascos fora do alcance de crianças e de animais.
- O Uso dos óleos essenciais é EXTERNO. Por isso é PROIBIDA a administração oral de óleos essenciais para os animais.
- Respeite a diuição nas Dicas de receitas abaixo. Pois a diferença entre o remédio e o veneno está na dose” Paracelso.
- No período de gestação do seu animal, diversos óleos essenciais são proibidos. Utilize óleos apenas com a orientação de um terapeuta.
- Nunca use Óleo Essencial diretamente sobre a pele.
- Alguns óleos são fotossensibilizantes, principalmente os cítricos por esta razão o animal não deve ser exposto ao sol por um período de doze horas após a aplicação do óleo. (Bergamota, citronela, laranja, limão e grapefruit)
- Alguns óleos podem irritar a pele de animais sensíveis. Ex Canela, gengibre, cravo. Por isso a diluição deve ser aumentada.
- Alguns óleos podem provocar convulsões em animais epilépticos exemplo: Alecrim, Canela, Cravo, Erva Doce, Hortelã-Pimenta e todos os tipos de Sálvia.
Procure sempre um terapeuta devidamente habilitado, pois ele saberá indicar a melhor forma de utilizar os óleos essenciais 
FORMAS DE UTILIZAÇÃO:
A inalação é uma das formas mais utilizada e segura. Existem várias formas eficientes de tratamento por inalação. Exemplos:
- Aplicar 2 gotas do óleo essencial em um algodão e colocar no ambiente, em um local fora do alcance do animal, para evitar que ele morda ou coloque o nariz no algodão;
- Aplicar uma gota de óleo essencial na cama do animal;
- Inalação através de aromatizadores elétricos, vale ressaltar que aromatizadores de vela liberam substancias tóxicas como o Benzeno tornando assim desaconselhável o uso.
- Outra maneira de aplicar o óleo essencial no ambiente é a elaboração de Spray de ambiente á base de álcool de cereais (Frasco de 100ml, sendo 70ml de água destilada e 30ml de álcool de cereais + algumas gotas de óleo essencial) e borrifar no local onde o animal fica a maior parte do tempo. No caso de borrifar no animal, usar apenas como base água destilada, protegendo os olhos, boca e o ouvidos.
- Outras Formas de utilizar os óleos essenciais é através de: Banhos, compressas, pomadas e massagem.
Lembrando sempre que óleos essenciais não dissolvem em água, por isto utilizar 1 colher de óleo vegetal, álcool de cereais, mel ou leite integral para dissolver antes de emergir os óleos essenciais na água.
DICAS E SUGESTÕES:
Caso o animal manifeste desagrado ou desconforto com o aroma, devemos trocar de óleo essencial.
As sugestões de óleos aqui descritas são apenas para cachorros, gatos e cavalos.
Acalmar animais bravos ou selvagens: 2 gotas de OE de grapefruit + 2 gotas de OE de ylang ylang + 1 gota de cipreste para 100ml de spray de ambientes – misturar e aplicar no ambiente onde está o animal.
Adestramento: 2 gotas de OE de hortelã pimenta + 2 gotas de OE de limão em 100ml de spray de ambiente a base de álcool de cereais. Aplicar no ambiente onde o animal terá as aulas de adestramento.
Cortes, mordidas, queimaduras e feridas : 2 gotas de OE de Lavanda, pingar diretamente sobre a queimadura, por 20 dias.
Desinfetar ambientes: Para limpar o chão utilize 2 gotas de OE eucalipto + 2 gota de OE de tea tree em 1 colher de sopa de álcool coloque e acrescente no balde com água.
Mau cheiro no animal: 6 gotas de OE de lemongrass + 3 gotas de OE de lavanda + 3 gotas de OE de eucalipto em uma colher de álcool de cereais para 100ml de água destilada. Borrifar no animal protegendo olhos, ouvidos, boca e nariz. Aplicar 2 vezes ao dia.
Procure sempre a orientação de um profissional da área em qualquer dúvidas sobre óleos essenciais e plantas medicinais, antes de utilizar em seu peludo. Assim, me coloco a disposição, pois sou formada em aromaterapia pela Aromaflora (Associação Brasileira de Aromaterapia).

Abraços!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário