segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Cães ciumentos!


Muitos cães tem um tremendo ciúme dos seus donos: Não deixam que ninguém chegue perto, mesmo que seja outro cão da casa. E, se alguém tentar abraçar o dono, o cachorro vai inevitavelmente tentar separar, seja pulando no “invasor”, entrando no meio ou até mesmo mordendo, o que pode ser bastante perigoso. Esses são comportamentos típicos de cães ciumentos!

Um dos grandes problemas é que o dono muitas vezes acha esse comportamento “bonitinho” e entende que essa é uma demonstração de carinho e afeto por parte do cachorro. E isso acaba reforçando esse comportamento do cão. E vai ficando cada vez pior.

Os cães ciumentos são aqueles que não aceitam ficar sem a atenção do dono. Se ele está no telefone, o cachorro late. Se ele conversa com alguém no portão de casa, ele rosna e fica tentando avançar nas visitas.

Onde o dono está, o cachorro vai atrás, porque entende que o dono é só dele. É um comportamento possessivo (sim, cães também têm isso). E, quando o cão não recebe a atenção que tanto procura, pode acabar se tornando agressivo.

Revertendo a situação – Como lidar com cães ciumentos

- Se o cão estiver em seu colo e rosnar ou latir quando alguém chegar perto, coloque-o imediatamente no chão. Isso faz com que o cachorro perceba que desagradou o dono e ele, com o tempo, vai deixando de fazer isso, já que a natureza canina é a de sempre agradar o seu dono.

- Nunca estimule o comportamento possessivo do cão. Mas, se ele apresentar algum ciúme, como tentar separar você de um amigo, por exemplo, simplesmente o ignore. Assim, ele percebe que o seu comportamento é errado e fica desestimulado a repeti-lo.

- À medida que o cachorro vá parando de ser ciumento, vá dando recompensas para que ele continue assim. Por exemplo: quando alguma visita chegar e ele não ficar pulando, nem rosnando para a pessoa, dê um biscoitinho ou algum petisco que ele goste. Bons comportamentos devem sempre ser recompensados!
Uma das vantagens de cortar esse comportamento de cães ciumentos é que, com o tempo, o cachorro tende a ficar mais tranquilo, já que entende que não precisa ser cuidar o tempo todo do seu dono nem de tudo o que acontece com ele.

Fonte:http://www.comoadestrar.com.br/caes-ciumentos/#sthash.ZOALsgZz.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário