segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O que pensar antes de comprar ou adotar um cachorro?

Antes de comprar ou adotar um cachorrinho você precisa pensar em alguns detalhes, entre eles o custo à longo prazo. Saber tudo sobre os cães não distingue você de outras pessoas. É preciso saber se você está realmente apto a mudar sua rotina e dispor de sua renda para os cuidados com o filhote. A pergunta é: Você tem tempo, espaço e energia suficientes para se comprometer com as demandas de viver com um cão de companhia?
Um recado importantes: pense em adotar o seu amiguinho, afinal existem milhares de cachorrinhos de raças e vira latas precisam de um lar em ongs e centros de zoonoses. Mas se você decidir comprar um cão é necessário saber que algumas raças chegam a custar até 4 mil reais.
Coloque sobre esse valor os gastos com ração, veterinário, remédios entre outros. Quanto maior o cachorrinho, maior o gasto com ele. Pense também que seu cãozinho ficará idoso e precisará de muitos cuidados. É preciso ter me mente que um cachorro vive em média 15 anos.
Se você decidiu comprar o seu amigo ou adotar, tenha esses cuidados:
- evite os criadouros onde os comerciantes inescrupulosos vendem animais baratos e criados de forma cruel,
- evite pet shops que podem ser vitrines dessa indústria cruel,
- evite anúncios de jornal que oferecem os cães de graça,
- evite comprar por Internet, a menos que você possa garantir a procedência.

Avalie também
Espaço: É preciso levar em conta o tamanho do cachorro, os maiores exigem espaços mais amplos e até quintais. É preciso pensar em qual espaço o cachorro terá para correr. Se for um espaço grande, você pode optar pelos cães com mais energia e que precisam de exercícios e de mais liberdade. Se você mora em apartamento, então escolha as raças pequenas.
Tempo: Quanto tempo você pode destinar ao seu cão? Você precisa pensar se tem tempo, mesmo que seja pequeno para destinar ao seu cachorro. É fundamental passar um tempo com ele, passear e dar carinho.
Energia: Se você é uma pessoa muito agitada pode ser interessante escolher uma raça com mais energia. Se você é menos energético e gosta muito de ficar em casa, o ideal é escolher um amigo que tenha o seu ritmo.
Treinamento: Todos os cachorros precisam de treinamento, pelo menos aprender os comandos básicos. Se você não tem muito tempo para se dedicar ao adestramento escolha uma raça mais obediente e tranquila.
Família: Se o cachorro vai entrar para uma família com crianças é fundamental escolher uma raça que se dê bem com crianças. Também é importante ensinar as crianças a respeitarem e não machucarem o cachorro.
Pontos importantes
Os cachorros sem raça definida são adoráveis. Eles são dóceis, amigos e ótimos bichinhos de estimação. Independente se o cachorro tem raça ou não, leve em consideração os seguintes pontos:
- Tamanho: pense no tamanho dele quando ficar adulto
- Gênero: Pense no tamanho dele como macho ou fêmea
- Níveis de energia
- Pelagem
- Inteligência
- Sociabilidade
- Tipo
- Doenças típicas da raça

Nenhum comentário:

Postar um comentário